O nosso
Enfoque RSE.
O nosso Enfoque RSE.
A RSE para o Grupo IMA: uma herança,
um horizonte
Devido à nossa história, às nossas origens mutualistas e ao nosso ADN, a RSE faz parte integrante da nossa empresa desde a sua fundação: preocupação com a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, transparência e confiança com os nossos accionistas, parceiros e prestadores de serviços, raízes locais, criação de empregos sustentáveis e não deslocalizáveis, recrutamento de trabalhadores sazonais, diálogo social ativo e respeitoso, qualidade de vida no trabalho... Os exemplos são numerosos.
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A forma como conduzimos a nossa atividade, as qualidades humanas e os recursos tecnológicos que utilizamos para ajudar as pessoas em dificuldades ou em situações vulneráveis são, pela sua própria natureza, a encarnação desta exigência de maior responsabilidade empresarial, para além das nossas obrigações de resultados económicos.
Os compromissos de RSE do Grupo IMA
Contribuir para a preservação do nosso ambiente e para a luta contra as alterações climáticas
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Inauguração pelo Grupo Macif e pelo Grupo IMA de um campus empresarial moderno, eco-responsável e colaborativo (Le Square) em Nantes. Na vanguarda das normas de construção sustentável e organizado para oferecer a melhor qualidade de vida profissional, o local foi galardoado com o Grande Prémio SIMI 2019
Remodelação de todos os edifícios existentes e construção de novos edifícios para otimizar o seu desempenho energético e proporcionar o melhor conforto e ambiente de trabalho aos colaboradores
Ecologização de telhados e espaços exteriores
O nosso fornecedor de energia injecta um kWh de eletricidade "verde" na rede por cada kWh que consumimos
30% dos veículos dos serviços gerais são eléctricos
Centro de digitalização em Niort para acelerar a desmaterialização dos fluxos de papel
Separação selectiva alargada (papel, cartão, plástico, alumínio, toner, pilhas, REEE, etc.)
Transformação dos resíduos orgânicos do restaurante da empresa em energia "verde" (biogás) e fertilizante agrícola através de um processo de metanização
Contribuir para a redução das nossas emissões de gases com efeito de estufa: investimentos imobiliários, aplicação do decreto relativo ao sector terciário e do plano de eficiência energética
Introdução de um processo digital responsável: de recondicionamento de computadores portáteis, telefones fixos, smartphones e tablets, escolha e duração de vida dos terminais e servidores, localização dos dados, etc.
Ofertas comerciais para responder aos desafios das alterações climáticas: mobilidade sustentável (veículos eléctricos e estações de carregamento, uma frota de táxis a hidrogénio, trotinetas e bicicletas eléctricas, etc.)
Parcerias operacionais com intervenientes no mercado empenhados em descarbonizar as suas actividades: Hype (rede de táxis a hidrogénio), Air France, SNCF, etc.
Apoio a projectos de proteção do ambiente e de luta contra as alterações climáticas: Plastic Odyssey
Acompanhamento dos desenvolvimentos sociais
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Um processo de recrutamento "baseado nas competências" que não tem em conta os diplomas nem os CV, o que facilita o recrutamento de um leque mais vasto de perfis: jovens, idosos, candidatos a emprego de longa duração, etc
Aconselhamento confidencial e anónimo e apoio psicológico aos colaboradores, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
Instalações para promover a atividade física: estrutura desportiva Inter Mutuelles Sport, campos polidesportivos ao ar livre, desafios, etc
Introdução de um serviço de transporte urbano casa-trabalho adaptado para colaboradores com deficiência
Acções de sensibilização para as diferentes formas de diversidade através de desafios desportivos inclusivos e para colaboradores com deficiência
Sessões de informação, aconselhamento e rastreio: doenças cardiovasculares, sensibilização para deixar de fumar, etc
Parcerias com instituições de ensino superior para desenvolver a integração de estagiários e formandos na empresa
Acordos de teletrabalho vantajosos para facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada
Associações que promovem o desenvolvimento local e se estruturam em torno dos compromissos de RSE do Grupo nos domínios social, cultural, educativo, desportivo e com o meio ambiente
Plataformas de assistência que não deslocalizam
Um programa de sensibilização dos assalariados baseado numa pedagogia ativa: informações regulares na intranet do Grupo (vídeos de boas práticas e profissões de RSE, escapadelas de RSE em linha, etc.), publicações nas nossas redes sociais com #IMATOUSRSE para partilhar as nossas iniciativas, etc.
Ter uma conduta equilibrada na partilha de valores
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Política de contratação responsável que incorpora critérios de RSE nos concursos
Utilização preferencial de prestadores de serviços, subcontratantes e fornecedores locais
Apoio às redes de prestadores de serviços na descarbonização das suas actividades (formação para trabalhar com veículos eléctricos, promoção de reparações rápidas e da utilização de veículos ligeiros, etc.)
Apoio à criação e aquisição de empresas para sustentar e dinamizar a economia local
Laboratório interno e incubadora dedicados à inovação e abertos aos colaboradores
Co-construção, com os nossos parceiros (accionistas, clientes, prestadores de serviços), de ofertas que conciliem os desafios da sustentabilidade (eletrificação do parque automóvel, mobilidade suave, renovação energética, resiliência da habitação, etc.) e a sustentabilidade socioeconómica do Grupo.
Apoio ao futuro do ecossistema seguro-assistência através de parcerias que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico das zonas em que operamos como empregador responsável
Investimentos em empresas em fase de arranque que contribuam para as nossas actividades e para o desenvolvimento dos nossos modelos de negócio: The Treep (desenvolvimento da utilização do comboio como solução de assistência à mobilidade), ZeBorne (serviço de avarias dedicado aos sistemas de recarga doméstica), BeNomad (serviço de orientação melhorado e multicritério para as estações de recarga), etc.
Algumas das iniciativas acima mencionadas são de âmbito global do Grupo, enquanto outras são específicas de uma filial.