O nosso
Enfoque RSE.
O nosso Enfoque RSE.
A RSE para o Grupo IMA: uma herança,
um horizonte
Devido à nossa história, às nossas origens mutualistas e ao nosso ADN, a RSE faz parte integrante da nossa empresa desde a sua fundação: preocupação com a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, transparência e confiança com os nossos accionistas, parceiros e prestadores de serviços, raízes locais, criação de empregos sustentáveis e não deslocalizáveis, recrutamento de trabalhadores sazonais, diálogo social ativo e respeitoso, qualidade de vida no trabalho... Os exemplos são numerosos.
A forma como conduzimos a nossa atividade, as qualidades humanas e os recursos tecnológicos que utilizamos para ajudar as pessoas em dificuldades ou em situações vulneráveis são, pela sua própria natureza, a encarnação desta exigência de maior responsabilidade empresarial, para além das nossas obrigações de resultados económicos.
Os compromissos de RSE do Grupo IMA
Contribuir para a preservação do nosso ambiente e para a luta contra as alterações climáticas
Inauguração pelo Grupo Macif e pelo Grupo IMA de um campus empresarial moderno, eco-responsável e colaborativo (Le Square) em Nantes. Na vanguarda das normas de construção sustentável e organizado para oferecer a melhor qualidade de vida profissional, o local foi galardoado com o Grande Prémio SIMI 2019
Remodelação de todos os edifícios existentes e construção de novos edifícios para otimizar o seu desempenho energético e proporcionar o melhor conforto e ambiente de trabalho aos colaboradores
Ecologização de telhados e espaços exteriores
O nosso fornecedor de energia injecta um kWh de eletricidade "verde" na rede por cada kWh que consumimos
30% dos veículos dos serviços gerais são eléctricos
Centro de digitalização em Niort para acelerar a desmaterialização dos fluxos de papel
Separação selectiva alargada (papel, cartão, plástico, alumínio, toner, pilhas, REEE, etc.)
Transformação dos resíduos orgânicos do restaurante da empresa em energia "verde" (biogás) e fertilizante agrícola através de um processo de metanização
Contribuir para a redução das nossas emissões de gases com efeito de estufa: investimentos imobiliários, aplicação do decreto relativo ao sector terciário e do plano de eficiência energética
Introdução de um processo digital responsável: de recondicionamento de computadores portáteis, telefones fixos, smartphones e tablets, escolha e duração de vida dos terminais e servidores, localização dos dados, etc.
Ofertas comerciais para responder aos desafios das alterações climáticas: mobilidade sustentável (veículos eléctricos e estações de carregamento, uma frota de táxis a hidrogénio, trotinetas e bicicletas eléctricas, etc.)
Parcerias operacionais com intervenientes no mercado empenhados em descarbonizar as suas actividades: Hype (rede de táxis a hidrogénio), Air France, SNCF, etc.
Apoio a projectos de proteção do ambiente e de luta contra as alterações climáticas: Plastic Odyssey
Acompanhamento dos desenvolvimentos sociais
Um processo de recrutamento "baseado nas competências" que não tem em conta os diplomas nem os CV, o que facilita o recrutamento de um leque mais vasto de perfis: jovens, idosos, candidatos a emprego de longa duração, etc
Aconselhamento confidencial e anónimo e apoio psicológico aos colaboradores, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
Instalações para promover a atividade física: estrutura desportiva Inter Mutuelles Sport, campos polidesportivos ao ar livre, desafios, etc
Introdução de um serviço de transporte urbano casa-trabalho adaptado para colaboradores com deficiência
Acções de sensibilização para as diferentes formas de diversidade através de desafios desportivos inclusivos e para colaboradores com deficiência
Sessões de informação, aconselhamento e rastreio: doenças cardiovasculares, sensibilização para deixar de fumar, etc
Parcerias com instituições de ensino superior para desenvolver a integração de estagiários e formandos na empresa
Acordos de teletrabalho vantajosos para facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada
Associações que promovem o desenvolvimento local e se estruturam em torno dos compromissos de RSE do Grupo nos domínios social, cultural, educativo, desportivo e com o meio ambiente
Plataformas de assistência que não deslocalizam
Um programa de sensibilização dos assalariados baseado numa pedagogia ativa: informações regulares na intranet do Grupo (vídeos de boas práticas e profissões de RSE, escapadelas de RSE em linha, etc.), publicações nas nossas redes sociais com #IMATOUSRSE para partilhar as nossas iniciativas, etc.
Ter uma conduta equilibrada na partilha de valores
Política de contratação responsável que incorpora critérios de RSE nos concursos
Utilização preferencial de prestadores de serviços, subcontratantes e fornecedores locais
Apoio às redes de prestadores de serviços na descarbonização das suas actividades (formação para trabalhar com veículos eléctricos, promoção de reparações rápidas e da utilização de veículos ligeiros, etc.)
Apoio à criação e aquisição de empresas para sustentar e dinamizar a economia local
Laboratório interno e incubadora dedicados à inovação e abertos aos colaboradores
Co-construção, com os nossos parceiros (accionistas, clientes, prestadores de serviços), de ofertas que conciliem os desafios da sustentabilidade (eletrificação do parque automóvel, mobilidade suave, renovação energética, resiliência da habitação, etc.) e a sustentabilidade socioeconómica do Grupo.
Apoio ao futuro do ecossistema seguro-assistência através de parcerias que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico das zonas em que operamos como empregador responsável
Investimentos em empresas em fase de arranque que contribuam para as nossas actividades e para o desenvolvimento dos nossos modelos de negócio: The Treep (desenvolvimento da utilização do comboio como solução de assistência à mobilidade), ZeBorne (serviço de avarias dedicado aos sistemas de recarga doméstica), BeNomad (serviço de orientação melhorado e multicritério para as estações de recarga), etc.
Algumas das iniciativas acima mencionadas são de âmbito global do Grupo, enquanto outras são específicas de uma filial.